Home Geral ACIAP promove evento para discutir crise hídrica e inclusão do sistema Coremas/Mãe D’água ao Eixo Norte da Transposição

ACIAP promove evento para discutir crise hídrica e inclusão do sistema Coremas/Mãe D’água ao Eixo Norte da Transposição

A Associação Comercial de Patos realizará na quarta-feira, dia 31, a partir das 19h, no seu auditório, um encontro para discutir a crise hídrica vivenciada na região polarizada por Patos. A entidade, junto com CDL e Sindicato Lojistas, quer reunir as autoridades para debater a agilização das obras de conclusão do Eixo Norte e a inclusão das águas do Velho Chico ao sistema Coremas/Mãe D’água.

 

O presidente da ACIAP, João Batista Lopes Rodrigues, reforça a preocupação com a escassez de água nos mananciais que abastecem Patos e Região e a possibilidade de colapso iminente no abastecimento, caso não ocorram as esperadas chuvas.

“Nós temos que agir e mobilizar nossos representantes políticos para pressionarem as autoridades competentes, mostrando a real situação que vivemos e a necessidade que temos de alternativas hídricas urgentes”, enfatizou.

Representantes políticos, autoridades e técnicos da área, além de entidades ligadas à questão hídrica foram convidados a participar das discussões.

A expectativa é de que o encontro faça ecoar o grito de luta do povo Patoense em busca de soluções para diminuir os efeitos danosos que a escassez das chuvas provocam, principalmente para o abastecimento das cidades. A água que abastece Patos e mais 14 municípios e dois distritos vem do Sistema Coremas/Mãe D’água que abastece hoje cerca de 300 mil pessoas.

Previsões divulgadas pela Agência Estadual de Gestão das Águas – AESA são de que, se não houver chuvas repositoras dos mananciais, em fevereiro ocorrerá colapso no abastecimento, pois Mãe D’água está com menos de 4% de sua capacidade e Coremas com menos de 5%.

Portalpatos

Fonte: Ascom/ACIAP

Por; Luciana Rodrigues