Home Geral Cheias em açudes garantem abastecimento da cidade de Patos até inverno do próximo ano

Cheias em açudes garantem abastecimento da cidade de Patos até inverno do próximo ano

Os açudes de Patos sofreram uma recarga desde o início das chuvas, no mês de março, que garante o abastecimento da população até o inverno de 2019, segundo a Cagepa Regional das Espinharas. O melhor registro foi no açude da Farinha, atualmente com 47% da sua capacidade total de águas.

 

A barragem da Farinha, em janeiro de 2018, estava no seu volume morto. Neste mês de abril, o açude já apresenta 12,2 milhões de metros cúbicos.

A cidade de Patos ainda é abastecida por mais dois açudes. Um deles é o açude Capoeira, na Zona Rural de Santa Terezinha. A barragem está bem perto de atingir os 10% da capacidade total. Houve um acréscimo no volume de 3,6% desde janeiro deste ano. O maior problema é a vegetação, que tomou conta do açude.

O açude Jatobá, que também abastece a população de Patos, esteve totalmente seco este ano. No entanto, os números da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) já apontam que o açude atingiu 7,85% da capacidade, chegando a 1,3 milhões de metros cúbicos de água.

Mesmo com a segurança hídrica apresentada após a elevação dos níveis dos três açudes que abastecem a cidade de Patos, o abastecimento segue o cronograma de revezamento. A cidade foi dividida em 4 áreas. São três dias com água nas torneiras e um dia sem abastecimento.

Fonte - G1/PB