Home cidades Agricultores rurais de Patos comemoram safra colhida em 2018

Agricultores rurais de Patos comemoram safra colhida em 2018

Com o apoio da Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, algumas comunidades rurais de Patos já comemoram os resultados da produção ocorrida no primeiro semestre de 2018. O final do período propício para o plantio das lavouras trouxe também para os agricultores a colheita de algumas variedades de milho, feijão, melancia, melancia amarela, melão e jerimum, resultado de um inverno com regularidade propícia para a produção no campo.

 

De acordo com o agricultor José Ailton Gomes Alves, residente no sítio Mocambo de Baixo, os resultados foram bastante positivos para a comunidade, uma vez que a safra ocorreu dentro do período normal e sem a necessidade de replantio das lavouras. “Foi muito bom, pois o trator chegou cedo, a semente era de qualidade e deu pra plantar já nas primeiras chuvas e colher bons resultados”, destacou.

Para Iere Caindre, técnico da Secretaria de Agricultura, a satisfação dos produtores rurais representa o resultado positivo do trabalho desenvolvido pela secretaria desde a chegada das primeiras chuvas no Município. “Nós iniciamos a compra das sementes no mês de novembro, foi dado o suporte em relação ao preparo do solo, juntamente com a distribuição das sementes e graças a Deus conseguimos alcançar resultados positivos”, explicou.

Ainda de acordo com Caindre, a Secretaria de agricultura distribuiu sementes de milho do tipo BRS Catingueiro, que foi desenvolvida pela Embrapa e possui um ciclo superprecoce e que já floresce entre 41 e 50 dias e completa o seu ciclo com aproximadamente noventa dias.

Até o momento, a zona rural de Patos registrou uma média de quase 500 milímetros de chuva, segundo dados do escritório regional da Embrapa. Outras comunidades rurais, a exemplo de Patativa do Assaré e Trincheiras, também alcançaram resultados positivos em relação à safra agrícola do ano de 2018.

assessoria/Genival Junior