Home cidades Vereadoras denunciam na tribuna da Câmara falta de vacina, de prótese dentária e merenda escolar

Vereadoras denunciam na tribuna da Câmara falta de vacina, de prótese dentária e merenda escolar

Na sessão ordinária de ontem quinta-feira, dia 16 de agosto, da Câmara Municipal de Patos, três vereadoras levaram à tribuna da Casa denúncia das áreas da saúde e educação, sendo esta na Creche Cremilde Wanderley, localizada no bairro Mutirão, Zona Sul da cidade.

 

A vereadora Lucinha Peixoto (PCdoB) explicou que pais de crianças que frequentam a Creche foram até a Câmara e procuraram os vereadores para denunciar a falta de alimentação.

"Fomos lá e para nossa surpresa, fomos impedidos. A diretora da creche não aceitou que as vereadoras Fatinha e Lucinha tivessem acesso ao almoxarifado. Tivemos que pedir à polícia para poder continuar o nosso trabalho de fiscalização", disse.

Lucinha afirmou que fez uma visita à Secretária de Educação e à Coordenadora Pedagógica, oportunidade em que foram apresentados os pontos verificados e elas se comprometeram a resolver os problemas encontrados. Ela ainda informou que a Secretária de Educação confirmou que estava acontecendo a falta de merenda escolar.

Segundo Lucinha Peixoto, também foram constatados que as crianças estavam sem utilizar os parquinhos devido à falta de areia e que na Creche também há falta de material pedagógico para utilização dos professores e material de higiene pessoal.

Já a vereadora Nadir Rodrigues (MDB) denunciou a falta de articulação da secretaria de saúde do município na campanha contra o sarampo e a poliomielite. Além disso, ela revelou que insumos importantes como a seringa para a realização da aplicação da vacina tem faltado nas Unidades Básicas de Saúde.

“Nós trouxemos a esta tribuna a nossa preocupação que e também da preocupação dos pais do município de Patos, a falta de vacinas e de insumos durante a campanha de vacinação. Nós sabemos que a vacinação é um direito da criança, mas, infelizmente, o município de Patos não está dando a devida atenção”, reclamou.

Nadir Rodrigues destacou que a campanha de vacinação é nacional onde o Ministério da Saúde está vacinando numa contra o sarampo e no risco da volta da poliomielite, doenças graves e infectocontagiosas, que precisam ser combatidas por meio da vacinação.

A vereadora Fátima Bocão (MDB) explicou que visitou o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO, pois, pacientes têm dado entrada solicitando a confecção de próteses dentárias há mais de um ano e não têm conseguido; que no local há uma grande demanda e também constatou a falta de material de limpeza e de luvas.

"Eu visitei o CEO porque tinha uma senhora que já fazia um ano e sete meses que tinha colocado lá a requisição para uma confecção de prótese e até agora ainda não tinha sido chamada nem para tirar o molde", denunciou.

A parlamentar mirim explicou que se reuniu com o Coordenador do CEO e espera, por parte do prefeito interino, resolutividade.

Fonte: Ascom/CMP